A monitoração individual externa, comumente conhecida por dosimetria pessoal, tem grande importância em várias áreas como medicina, energia, indústria e locais de ensino e pesquisa. Para acompanhar os valores de dose nas diferentes práticas que utilizam radiações ionizantes é necessária a utilização de dosímetros, ou seja, medir e analisar as doses absorvidas por pessoas que desempenham atividades que envolvem o uso de radiação ionizante.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estabelece através da norma CNEN NN 3.0.1 os requisitos para prática com radiação ionizante juntamente com os limites de dose individual. Sendo assim, a monitoração individual externa é obrigatória e pode ser interpretada como um acompanhamento de conformidade e não conformidade das atividades de cada indivíduo.
O Laboratório de Dosimetria da Metrobras utiliza de processos confiáveis, ágeis e integrados para acompanhamento das doses individuais de cada instituição. Para isso recorre a equipamentos estáveis, profissionais qualificados e instalações otimizadas para integrar todas as atividades desde o primeiro contato através do setor de orçamentos até o setor de leitura dos dosímetros.
Tórax
Anel
Pulseira
Na área do cliente, é disponibilizado o acesso ao Sistema Dosimetria. Este Sistema Online para dosimetria pessoal foi desenvolvido para que todas as atividades sejam realizadas de forma simples e rápida. Com este sistema o cliente é capaz de:
Incluir, excluir e transferir usuários entre os setores
Exportar relatórios de dose mensal, anual e individual, assinados digitalmente
Acompanhar o histórico da movimentação cadastral
Acompanhar o rastreamento das remessas
O Cliente verifica a necessidade de serviços de dosimetria pessoal.
Cliente faz contato com a Metrobras para contratar os serviços.
A Metrobras envia o orçamento, conforme solicitação do cliente, para ser analisado e aprovado.
É firmado um contrato de prestação de serviço entre o cliente e a Metrobras.
A partir da assinatura do contrato a empresa passa a ser denominada instituição de acordo com a regulamentação vigente da CNEN. É disponibilizado também um acesso para a área do cliente.
Envio da primeira remessa de dosímetros.
Os IOE’s utilizam os dosímetros do primeiro ao último dia do mês.
O cliente receberá uma nova remessa de dosímetros, de cor diferente, antes do término do mês. No primeiro dia útil, o responsável efetua a troca e envia os dosímetros já utilizados para a Metrobras.
A Metrobras recebe os dosímetros e realiza o procedimento de tratamento e leitura dos dosímetros.
É realizado o cálculo de dose mensal de cada IOE.
O Relatório Mensal de Dose estará disponível no Sistema Dosimtetria, que é acessado através área do cliente, no site da Metrobras. Lá é possível emiti-lo assinado digitalmente.
Renovação do contrato de prestação de serviço.
Tiago Chaud de Paula
(16) 3663-8484